segunda-feira, 30 de maio de 2011

CULTO DE MISSÕES MOÇAMBIQUE


Moçambique
Moçambique é um país na costa oriental da África Austral, limitado a norte pelaTanzânia, a noroeste pelo Malawi e Zâmbia, a oeste pelo Zimbabwe e a leste peloCanal de Moçambique e Oceano Índico, a sul e sudoeste pela África do Sul e Suazilândia.
A língua oficial é o Portugues!
Moçambique tem uma população de 20.579.265 de acordo com o censo de 2007 [5], o que representa um aumento de 27,8% em relação aos 16.099.246 enumerados no censo de 1997. Ainda segundo o censo de 2007, a população urbana totalizava 6.282.632, equivalendo a 30% do total; e a taxa de masculinidade era de 92,7 como resultado de um total de 9.897.116 homens e 10.682.149 mulheres.
37% da população concentra-se nas cidades, e a restante nos campos. As principais cidades são Maputo (931 600 habitantes), Beira (298 800) e Nampula (250 500) (dados de 1991). Apesar da guerra, as catástrofes e epidemias, a taxa de crescimento populacional contínua elevada. Em 1960, a população branca era de 97 268 pessoas. 
Economia
Cerca de 45% do território moçambicano tem potencial para agricultura, porém 80% dela é de subsistência. Há extração de madeira das florestas nativas. A reconstrução da economia (após o fim da guerra civil em 1992, e das enchentes de 2000) foi dificultada pela existência de minas terrestres não desativadas. O Produto interno bruto de Moçambique foi de US$ 3,6 bilhões em 2001. O país é membro da União Africana.
O país tem um grande potencial turístico, destacando-se as praias e zonas propícias ao mergulho nos seus mais de dois mil km de litoral, e os parques e reservas da natureza no interior do país


A Realidade do País

A epidemia de SIDA em Moçambique é uma das realidades mais preocupantes e não existem ainda sinais de inversão.
Em 1999, a sida matou 41 mil pessoas e estabeleceu uma rota ascendente. A prevalência do HIV/SIDA entre os adultos (15 a 49 anos de idade) aumentou de forma constante nos últimos anos, passando de 8,2% em 1998 para 13,6% em 2002 e 16.2% em 2004, embora varie entre as três regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, existiram cerca de 225 mil novas infecções em 2005, e espera-se que, em 2010, este número desça para 223 mil novas infecções/ano.
Em 2003, aproximadamente 1,5 milhões de moçambicanos viviam com o virus HIV (cerca de 8% da população total), dos quais a maioria eram mulheres (58%). Entre as pessoas que vivem com o HIV ou SIDA, 5,8% são crianças menores de 15 anos de idade. A diferença de género é particularmente aguda entre os grupos etários dos 15-19 anos e 20-24 anos, onde a prevalência entre as mulheres é três vezes maior do que a dos homens.
Embora a maior parte das novas infecções do HIV ocorra através do acto sexual, o uso do preservativo continua extremamente baixo.
Também em 2003, estimava-se que fossem 225 mil os órfãos devido ao HIV/SIDA, dos quais 187 mil eram órfãos maternos devido à doença. Projecta-se que o número de órfãos devido ao SIDA ultrapassará os 626.000 até ao ano 2010.
A malária constitui igualmente um problema de saúde pública em Moçambique, em particular nas zonas rurais, onde reside a maior parte da população. Estima-se que mais de 40% de todos os casos de doentes ambulatórios e 60% dos casos de pediatria nos hospitais são resultado da malária. Também se estima que a malária é responsável por perto de 30% de todos os óbitos hospitalares.
A taxa de prevalência da malária nas crianças com menos de cinco anos de idade pode variar entre 40 e 90%, resultando em até 36.000 óbitos de crianças todos os anos devido apenas a esta doença (30% da mortalidade de menores de cinco anos). Não é conhecida a verdadeira dimensão das perdas econômicas atribuídas à malária no país.
Por outro lado, a meta mundial de combate à tuberculose é a de detectar pelo menos 70% dos casos de tuberculose existentes e curar 85% desses casos até 2015. O tratamento da tuberculose é a única forma de prevenir o alastramento da doença.
Em Moçambique, 45% dos casos previstos são detectados e 77% são curados. Embora o sucesso no tratamento da tuberculose já tenha praticamente atingido o objetivo definido, a detecção dos casos de tuberculose anda constitui um problema.
     A associação entre a tuberculose e o HIV/SIDA é também responsável pelo aumento do número de casos de tuberculose.

Depoimento do Pastor ITAMAR (Igreja Assembléia de Deus)

Pastor Itamar - Eu nasci em um lar cristão e quando tinha 10 anos de idade tive um sonho que eu estava em uma aldeia. Passaram-se os anos, e um dia eu estava em uma aldeia africana e Deus me abriu os olhos e disse: "Veja aí o que eu te mostrei quando tinhas 10 anos. "Então eu tive a certeza de que estava no lugar e vontade de Deus. Agora estamos completando 11 anos aqui em Moçambique.

Aqui no Moçambique tudo é muito difícil, mas no aspecto social, nos últimos anos, o país tem crescido consideravelmente a uma taxa de 7% ao ano. Podemos ver esse desenvolvimento no comércio, na área tecnológica, na cultura, na educação, na saúde e na mentalidade das pessoas que têm sua auto-estima renovada.
No Aspecto político, o país caminha para um mono-partidarismo, esmagando violentamente as forças políticas da oposição. Mas, por outro lado, a abertura democrática não para, o país está, apesar de em passos lentos, caminhando para uma democracia madura e definitiva. Falar em guerra civil aqui é motivo de piada e risadas - graças a Deus.
Sobre o aspecto espiritual, como acontece em todos os países africanos, o ocultismo alinhado a uma cultura rígida e resistente à mudanças formam uma barreira de oposição às igrejas evangélicas e missões. O cristianismo nominal (Igreja Católica, onde seus adeptos dizem ser cristãos, mas, vivem algo totalmente diferente do cristianismo) atrapalha em muito a verdadeira Igreja e o verdadeiro Evangelho do senhor Jesus. A falta de visão missionária das igrejas enviadoras que estão principalmente no ocidente, faz com que muitos missionários voltem para casa por falta de sustento. Outros ficam sem condições financeiras de trabalhar, enquanto que o processo deficitário de envio de missionários permite que muitos venham ao campo sem nenhum preparo, e portanto, sem condições de desenvolver um trabalho sério - servindo apenas de objeto de zombaria. Costumamos brincar e dizer que o missionário come um leão por dia, isso porque temos um problema sério todos os dias para resolver. Ontem mesmo roubaram nossa única moto que nos foi doada por um irmão no Brasil. Só pra vocês terem uma idéia, na minha família já aconteceram 72 casos malárias, eu já estive a beira da morte por 3 vezes por perseguição, meu filho já esteve em coma por causa da malaria, e minha filha já deitou sem nenhuma esperança de viver porque há muitos dias não comia, porém em tudo isso Deus nos deu vitórias tremendas.
      Não percebemos nenhuma rejeição visivelmente. Na cidade e fácil as pessoas se decidirem por Jesus, porem o difícil esse manterem na igreja. O mesmo acontece nas aldeias, principalmente por causa da força da cultura que e muito resistente e fixa.
     A dificuldade para pregar o evangelho aqui reside no registro legal da denominação, porque o Governo exige que a igreja tenha no mínimo 500 membros, e esta exigência e válida até mesmo para as aldeias mais distantes, e o Governo mantém controle de suas leis em todo o território nacional,
 não importando se é na cidade ou no interior. Uma vez que a denominação esteja legal, ela pode abrir representações em qualquer parte do país sem nenhuma perseguição governamental, porém no Norte do país existe sim uma forte resistência do povo muçulmano.
O Governo estabeleceu uma direção chamada Assuntos Religiosos que trata de toda a questão religiosa, inclusive recebimento, permanência e expulsão de missionários. É bom citar que em Moçambique não se compra terreno, ele é doado pelo Estado, e a facilidade de liberação para construir templos depende da boa vontade e da estrutura administrativa de cada localidade. Moçambique é um país regido por uma constituição democrática, e som permanece aqui mesmo quem realmente tem AMOR EM FAZER MISSÕES, OU SEJA, CUMPRIR O IDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário