domingo, 1 de maio de 2011

O Paralítico de Cafarnaum

O paralítico de Cafarnaum – Mc. 2:1-12

     O nome Cafarnaum é derivado do Aramaico e significa “aldeia de Naum”. Naum no hebraico significa “Consolação”, entendemos que Cafarnaum é a “Aldeia da Consolação”. O nome fez jus à cidade, ali houve muitos milagres que Jesus fizera.
     Jesus estava em casa, muitas pessoas foram até lá para ouvi-Lo. Quatro homens traziam um paralítico em uma cama, não puderam entrar por causa da multidão. Então abriram um buraco no teto e desceram o paralítico até Jesus. Cristo maravilha-se com a fé daqueles homens, perdoou os pecados do paralítico e o curou.

     Nesta passagem destacam-se também a amizade desses 4 amigos deste paralítico, amigos fiéis. Eles poderiam assim como a multidão, se infiltrar na casa para ouvir Jesus, mas... E o amigo enfermo? Bem... Poderia esperar lá fora! Não foi este o pensamento dos 4 homens.
     Subiram no telhado, que esforço, e ainda mais, levaram o paralítico com eles. Antes de Cristo curar aquele homem, a Bíblia diz que Jesus viu a fé deles (os 4 amigos). A atitude dos amigos moveu o coração de Cristo em favor do paralítico! Quais são tuas atitudes para levar teus amigos e parentes até Cristo?
     Conta-se que em meio à guerra um soldado disse para o comandante: Senhor voltarei para o campo de batalha para trazer meu amigo para cá! Não faça isso, você pode morrer, e ele já deve estar morto! Disse o comandante.
Mesmo assim o soldado foi, voltou ferido, quase sem forças, mas com o amigo nas costas, porém sem vida! O comandante disse-lhe: Eu lhe avisei, você perdeu o seu tempo! Triste o soldado respondeu: Senhor, quando cheguei lá meu amigo ainda estava vivo e me disse: “Sobrevivi até agora, pois sabia que você não me abandonaria”!
     Amigos verdadeiros são aqueles que confiam, são fiéis e não abandonam!


     Aquele homem sofria de uma paralisia geral, ou paraplexia, mas Cristo não tratou apenas da doença, primeiro resolveu a causa da paralisia: o pecado.

Nota: A doença está vinculada ao pecado, queda do homem e a morte (somos mortais). Mas para o pecado Deus provê o perdão (Sl. 130:4); para a morte Deus provê a vida eterna (Jo. 3:16); para a doença Deus provê a cura (Sl. 103:3; Isaías 53:4a: “Verdadeiramente Ele tomou sobre Si nossas dores e enfermidades...”).

1° O poder paralisador do pecado (v.5).
a)     O pecado pode ser a desgraça de qualquer nação (Pv. 14:34).
b)    O pecado pode nos afastar de Deus (Is. 59:1,2).
c)     Deus não houve a pecadores – aqueles que amam o pecado (Jo.9:31).
d)     O pecado trás enfermidade física (Jo.5:14); e espiritual (ISm.16:14).
Jesus disse ao paralítico: “Filho, perdoados estão os teus pecados”.
Só Jesus tem o poder de perdoar pecados (Jo.1:29; IJo.2:12) e nos levar até o Deus Pai.

2° A cura Divina (v.10,11).
a)     A cura é o desejo de Deus para nós (Êx.15:26; 23:25).
b)    Ele quer nos usar para que pessoas sejam curadas (Mc.16:17,18).
Deus quer curar o Seu povo, mas existem empecilhos para não acontecer à cura do Senhor, vigiemos e nos livremos de todo o embaraço para alcançarmos a benção Divina.
  • Pecado não confessado (Tg.5:16);
  • Opressão ou domínio demoníaco (Lc.13:11);
  • Medo ou ansiedade aguda (Pv.3:5-8; Fp.4:6-7);
  • Falta fé por causa de insucessos no passado (Mc.5:26);
  • Incredulidade (Mc.6:3-6).
  • Irreverência com as coisas santas do Senhor (ICor.11:29-30).

3° Não esqueça quem foi que fez este milagre (v.11,12)!
     Aquele homem recebeu a cura, mas Cristo advertiu-lhe: “Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa”.
     O desejo de Cristo era que ele não se esquecesse que um dia era enfermo e que o Senhor o havia curado.
     Muitos desejam a cura de Deus, mas não o Deus da cura.

Conclusão: Precisamos de milagres de Deus em nossas vidas, então devemos nos livrar de todo o pecado, e desejar viver para Deus, não viver apenas para sermos curados por Ele. Mas que Ele seja Senhor de nossas vidas.
Pr. Rodrigo Carraro Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário