quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Enchendo nosso Odre


O que significa Odres? Um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos, Na antiguidade, quando se fazia o vinho, era comum colocar o suco de uva em um odre novo. À medida que o suco fermentava, liberava gás que, por não ter por onde escapar ia enchendo o odre e, com a pressão, ia esticando o couro. Não é preciso dizer que ao fim do processo o odre estava maior. Porém não poderia ser usado novamente da mesma forma, pois a elasticidade do couro teria chegado ao seu limite. 
Se fosse colocado ali vinho novo ainda em fase de fermentação, fatalmente o odre se rasgaria com a pressão
. O Odre foi citado por Jesus no novo testamento: E ninguém põe vinho novo em odre de couro velho; se o fizer, o vinho rebentará o odre, e tanto o vinho quanto os odres se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em odre de couro novas".Marcos 2:22
Somos odres velhos, ou Odres novos?

1) Quando Jesus falou que não se põe vinho novo em odres velhos ele fazia menção ao fato de que as novas coisas, referente ao Reino, que estava ensinando aos judeus não poderiam ser armazenadas nos velhos costumes deles. Numa aplicação mais prática, Tentar absorver as coisas de Deus e tentar aplicá- las ao velho homem só resultará em um rombo maior ou em desperdício.
Ex: Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, Efésios 4:22 // Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; Romanos 6:6
2) Deus está derramando um novo vinho, mas os odres velhos não têm conseguido reter o vinho. Por isso Deus precisa construir novos odres para reter o novo vinho. II Crônicas 34.1-6
a) Josias foi um rei que entendeu a necessidade de romper e Ele se deixou ser usado por Deus para reformar os odres e receber o vinho novo da parte do Senhor.
b) A Bíblia diz em Romanos 12 que há certas dimensões do conhecimento de Deus que você jamais conhecerá, a menos que mude a sua maneira de pensar. Diz ali: Não sejais conformados, com esse mundo, mas sede transformados. Conformar é mudar pela pressão das circunstâncias operando em mim; e transformar significa que eu mudo as circunstâncias. Então, Deus é Deus de mudanças. A minha pergunta é: Você está sendo conformados ou transformados? Porque Deus só aceita uma dessas duas coisas: Para que possamos entender Sua perfeita vontade. Significa que a perfeita vontade de Deus não pode ser entendida, sem primeiro haver transformação. (Mudar atitudes, maneira de pensar, pois Deus quer usar pessoas com sabedoria, responsabilidade, requer maturidade).
c)Precisamos desse vinho novo”ÓLEO” para discernimento: Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.Hebreus 5:14 // Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos, então meditarei nas tuas maravilhas.Salmos 119:27
3) Tem o desejo ardente dentro de si:“I Reis 13.1,2” Aqui há uma profecia relativa a Josias, que foi dada 300 anos antes. Josias estava andando em algo que era mais velho do que ele. Algo que não foi ele quem inventou, mas apenas no tempo dele o seu coração entrou em sintonia com o que Deus queria fazer. E esse é o desejo do coração de Deus para nós sermos levantados com unção:... Foi levantado, e disse: “Eu vou realizar os desejos de Deus. E ele começou a ministrar sob a “unção. Deus quer nos usar com uma unção nova não dos tempos de João mais uma nova unção hoje:
a) Hoje também há muitos homens e mulheres sendo levantado por Deus em todas as partes do mundo, Por algo que Deus queria fazer há mais de 2000 anos atrás. Jesus disse que eles iriam preparar o Corpo de Cristo para a Sua vinda! Isso é o que está acontecendo hoje! Josias tinha apenas 8 anos de idade, no entanto, foi um dos maiores reformadores.
4) Vive uma vida correta: “ II Crônicas 34.2” Ali diz que ele fez o que era certo, significa que ele era transparente, era puro, ele não era corrompido.Não era corrompido nas suas finanças,nos seus relacionamentos, no seu matrimônio. Josias era reto, diante de Deus. Tem muita gente querendo mudar o mundo, mas a vida, o caráter delas não tem consistência para mudar.
a) O homem e mulher que Deus vai usar para mudar têm pureza no relacionamento. Ele se relaciona por causa do propósito; não por causa de interesses pessoais
b) Ele tem um bom estabelecimento financeiro na sua casa e na igreja. Se não damos conta de administrar a nossa conta bancária, que tipo de mudança teremos?
c) O homem que Deus vai usar para mudança ele é cabeça; ele não é cauda. Se uma pessoa não agüenta pressão e diante da pressão ele se abate, chuta o balde, e entrega a liderança, ele não está pronto para promover mudanças profundas;
d) O homem que Deus vai usar em reforma Ele é um homem que anda na luz, que tem vida transparente, que não é uma caixinha de surpresas. É um homem previsível. A previsibilidade é uma das maiores evidências da maturidade. Sem essa maturidade ninguém pode acompanhar o mover de
Deus. 
e) Nós estamos falando sobre pessoas que são retas, pessoas que fazem o que está no Seu coração para fazer, porque Deus está ordenando isso. Josias era reto com Deus, era reto com as pessoas. Não havia distorção na sua vida; não havia nada incorreto em tudo que tinha a ver com suas motivações.
5) Não podemos desviar-se do propósito: “II Crônicas:34:2”...
a) Significa uma vida sem distração, uma vida com foco, uma vida que é motivada por visão, que não é determinada por programas.
b) Josias representa um homem que tem um propósito, e que cancela tudo o que não se relaciona com ele, e segue em direção ao propósito. Ele não tem tempo para nada mais, a não ser o propósito.
c) É uma vida de foco. Tudo o que se faz é para mover o propósito para frente; a canção que se canta a mensagem que é pregada, a forma de se vestir, a forma de falar, de orar, é para que o propósito de
Deus se realize. É um homem sem distração.
d) Nós conhecemos Jesus como aquele que tinha amor por todo mundo. Mas, agora estamos aprendendo outra face de Jesus...
... Que curou um homem que estava no Tanque, e deixou o resto lá.
... Esse é o mesmo que foi ao Templo e virou a mesa dos cambistas e dos vendilhões, fazendo uma reforma.
... Esse é o mesmo que disse: Vocês vêem todos esses prédios bonitos, vocês vêem todo o sistema religioso de hoje?... Não haverá uma pedra deixada sobre a outra! 

Conclusão: O desejo do coração de Deus não é que sejamos um odre velho, o anseio do coração de Deus é que sejamos cheios de seu Espírito santo, de unção para podermos fazer a diferença onde estamos e onde futuramente estaremos para termos discernimento em todos os tempos sabendo assim vigiar na hora certa. O anseio do coração de Deus é que não fiquemos nos remendando quando “rasgamos”, mas que nos levantemos com grande unção e poder. Deus quer levantar homens e mulheres aqui comprometidos com essa visão para que se tornem protagonistas da reforma que Deus está fazendo em sua igreja! Não se põe vinho novo em odres velhos.... Nós somos o receptor do mover de Deus, Deus quer derramar um novo vinho sobre a nossa vida nesses dias, mas precisamos de uma transformação para não desperdiça o que Deus tem, mas o que ele tem Ele nos dará. Enxergue essa capacitação como um ponto de mudança de rota! Porque a partir de agora você terá que decidir se você aceita a dor da mudança para reter o vinho ou se você o desperdiçará novamente. 
Deus está levantando um povo no meio do seu povo para trazer a transformação a sua igreja. Ou você será um reformador ou você será reformado! E então? Decida-se! 
Vanessa Jacoboski Carraro da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário