segunda-feira, 7 de março de 2011

Mensagem de Domingo 06/03/11

O ÓLEO Sl.23:5

     O Salmo 23 fala de um pastor que cuida de suas ovelhas. No versículo 5 Davi pede que sua cabeça seja ungida com óleo então seu cálice transbordará, isto é o cuidado de um pastor com sua ovelha. Quais as propriedades do óleo para tal importância na palavra e Deus?
     O óleo era usado como loção para a pele (Rt.3:3), o rei Davi se lavou e depois se esfregou com óleo (IISm.12:20), o azeite ou óleo era usado para iluminar casas e até o tabernáculo no deserto (Lv.24:2). Em Lucas 10:33,34 Jesus conta que um bom samaritano cuidou das feridas de um homem com óleo.
     O azeite ou óleo era usado para ungir reis em Israel, e era o símbolo do Espírito Santo se apossando da pessoa ungida (ISm.10:1,6). O azeite também era símbolo de prosperidade (IIRe.4:1-7; Joel2:24).

     A Bíblia deixa clara a importância do óleo em várias passagens:
Pv.27:9 “O óleo e o perfume alegram o coração...”
Sl.145:1 Associa o óleo com ferida, sarando feridas.
Sl.92:10 Fala do óleo de poder.
Hb.1:8,9 Fala de Jesus Cristo sendo ungido pelo Pai com óleo de alegria.
Sl.133 Assim como o óleo é  saudável, viver em comunhão também é.
Mt.6:13; Tg.5:14,15 O óleo para cura de enfermos.

     O óleo tem suas propriedades físicas e espirituais. É muito importante termos em mente que o óleo é um símbolo de benção de Deus, mas não deve ser usado como amuleto. Por exemplo, ele não é mais importante que o sangue de Cristo, ou mesmo o nome de Jesus Cristo.

Conclusão
      Precisamo-nos deste azeite para herdarmos a vida eterna (Mt.25:1-13). O azeite aqui significa aprovação, e esta aprovação é o Espírito Santo. Quando passamos um óleo perfumado em nossas mãos, em algum tempo o cheiro se acabará, mas o óleo fresco em nossa vida espiritual, ou seja, o Espírito Santo não deve se acabar jamais.
“Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo...” (IICor.2:15).